Notícias

Confira o último episódio do podcast Morto Pela Causa

Está disponível, a partir desta quinta-feira (23), o sexto e último episódio do podcast sobre o procurador da República Pedro Jorge de Melo e Silva. A produção “Morto pela causa” é uma iniciativa da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e da Fundação Pedro Jorge, com produção da Trovão Mídia e está disponível nas principais plataformas de streaming.

Para comemorar o encerramento deste projeto, foi entrevistada a jornalista e roteirista da série, Raíssa Ebrahim. “Nasci no Recife e moro em Olinda, próximo à padaria onde Pedro Jorge foi morto. A história de Pedro Jorge é um marco na democracia do Brasil e recontá-la em formato de podcast é uma maneira de impactar as novas gerações”.

A série vai do assassinato do procurador ao desfecho do julgamento dos acusados, passando pelo relato dos detalhes de como se estruturou o Escândalo da Mandioca. “Então, selecionamos os entrevistados que pudessem dar mais riqueza de detalhes e informações. Tivemos que ir atrás de procuradores que estavam na ativa na época, mas que hoje estão aposentados, procuradores na ativa, moradores das cidades de Floresta e Serra Talhada, além das filhas de Pedro Jorge e colegas de trabalho”, lembra.

Raíssa contou ainda um pouco dos percalços enfrentados no caminho da produção. “O maior desafio foi ambientar os ouvintes e fazê-los viajar para o sertão de Pernambuco na década de 1980. Além disso, em meio à pandemia de Covid, tivemos que fazer tudo de maneira segura, o que muitas vezes envolveu entrevistas por telefone, videochamadas, enfim”.

O podcast “Morto pela causa” tem narração jornalística de Tonico Ferreira, responsável por cobrir o crime contra Pedro Jorge pela TV Globo, à época. Segundo Raissa, a narração de Tonico foi essencial nesse processo de ambientação do ouvinte.

Além do roteiro de Raíssa, o podcast tem edição, mixagem e música tema de Victor Oliveira. A produção também contou com a colaboração do Ministério Público Federal na 5ª Região, que disponibilizou trechos do documentário “Pedro Jorge: uma vida pela Justiça”. Ao longo de seis episódios narrativos, a série conta o trabalho de Pedro Jorge perante o Escândalo da Mandioca, as circunstâncias do seu assassinato e o impacto do crime para o Ministério Publico Federal (MPF).

Homenagens
O podcast é o início de uma série de homenagens que serão prestadas ao procurador, em lembrança pelos 40 anos de sua morte. Além da série, estão previstas a inauguração de uma estátua de Pedro Jorge, em frente à Procuradoria da República em Pernambuco, uma coletânea de artigos, entre outras.“Nosso objetivo é levar ao conhecimento do público a história de um personagem que simboliza, para o Ministério Público Federal, a dedicação à causa de servir à sociedade, ao interesse público, além do compromisso com um país democrático e justo”, diz o presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta.

Confira o podcast “Morto pela Causa”
Acesse https://pod.link/1595967187 e escolha a sua plataforma de streaming favorita

 

logo-anpr