Notícias

Diretora da ANPR divulga projeto do Ministério Público Federal em defesa das águas em evento sobre recursos hídricos

Diretora da ANPR divulga projeto do Ministério Público Federal em defesa das águas em evento sobre recursos hídricos

A diretora secretária da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Lívia Tinôco, participou do Seminário "Governança Ambiental Hídrica de Sergipe", no qual palestrou sobre o projeto "Conexão Água" da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal. O evento ocorreu no último dia 18, na sede do Ministério Público de Sergipe (MP-SE), em Aracaju/SE.

O seminário em alusão ao Dia Mundial da Água reuniu especialistas para debater acerca de modelos eficientes de gestão de recursos hídricos e compartilhar experiências. A iniciativa é do Ministério Público de Sergipe, por meio da Escola Superior e do CAOp de Proteção ao Rio São Francisco.

"O evento promovido pelo Ministério Público do Estado de Sergipe, no Dia da Água, abriu uma grande oportunidade de diálogo com os vários atores envolvidos no sistema de governança hídrica, inclusive os usuários, e permitiu a apresentação dos esforços que o MPF vem fazendo para promover a participação cidadã e divulgar iniciativas e projetos por meio do Conexão Água", destacou a diretora, ao detalhar a iniciativa da instituição, que reúne temas relacionados à defesa do meio ambiente.

O projeto é coordenado pela procuradora da República Sandra Akemi Shimada Kishi.

A participação da procuradora regional da República Lívia Tinôco não se limitou à divulgação do projeto. Ao som do piano e do sax, ela e o promotor de Justiça e coordenador do CAOp de Proteção ao Rio São Francisco, Sandro Luiz da Costa, interpretaram a música "Planeta Água", do cantor e compositor Guilherme Arantes.

Palestraram também os membros do MPSE, Aldeleine Melhor Barbosa e Eduardo Lima de Matos; o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Eduardo Côrtes; a promotora de Justiça do MPBA e coordenadora nacional do Programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), Luciana Khoury; o presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira; e a presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (MG), Poliana Valgas.

 

Projeto "Conexão Água"

O projeto Conexão Água é uma rede colaborativa para a melhoria da qualidade e quantidade das águas no Brasil e Governança Participativa e Transparente da Água, formada por representantes dos diversos setores da sociedade civil e governo. A rede não é estática, está em constante evolução para atender aos desafios na gestão das águas, e incorporar contribuições de cada setor ou membro dessa rede colaborativa.

A rede é aberta à adesão de novos colaboradores sinérgicos aos seus princípios e se utiliza do Portal Digital Conexão Água para dar transparência a todas as suas atividades, bem como para favorecer a articulação e o fortalecimento das contribuições dos seus colaboradores.

O Portal Conexão tem como principal objetivo facilitar o acesso da população a informações sobre a qualidade da água, estimulando o controle social e a gestão participativa da água.

Mais informações em: https://conexaoagua.mpf.mp.br/

logo-anpr