Nesta quinta-feira (28), ocorreu o encerramento da XXII Reunião Plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) faz parte da ENCCLA como membro. Os encontros aconteceram em Brasília (DF), de 25 a 28 de novembro.
Foram aprovadas dez ações, a serem implementadas no próximo ano para combater a corrupção e a lavagem de dinheiro. As ações definidas pelos grupos de trabalho foram resultado da análise do total de 52 propostas recebidas por meio da Chamada Pública para a ENCCLA 2024. A vice-presidente da ANPR, Luciana Loureiro, participou das discussões nos grupos de trabalho e do encerramento. Em 2024, a associação foi colaboradora em quatro ações, e, no próximo ano, serão acompanhadas três. Durante o evento, o Ministério Público Federal esteve representado pelo procurador regional da República na 1ª Região Bruno Acioli.
Acesse aqui as ações aprovadas.
No encerramento da ENCCLA, o corregedor-nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano Farias, representou o Conselho Nacional do Ministério Público e a Procuradoria-Geral da República. Também participaram da mesa:o conselheiro Nacional de Justiça, João Paulo Schoucair; a ministra substituta da Controladoria-Geral da União (CGU), Eveline Martins Brito; o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, Alexandre Cordeiro Macedo; o presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, Ricardo Leal; o procurador-geral de Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortolli; o secretário Nacional de Justiça (Senajus), Jean Keiji Uema; e o secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), Mario Sarrubbo.