Notícias

Nota Pública – Defesa da autonomia funcional e apoio à procuradora Sarah Teresa Britto

Nota Pública – Defesa da autonomia funcional e apoio à procuradora Sarah Teresa Britto

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) vem manifestar seu integral apoio à Procuradora Regional Eleitoral Sarah Teresa Cavalcanti de Britto diante de questionamentos dirigidos à sua atuação funcional, notadamente em relação à exceção de suspeição que lhe foi oposta no Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, rejeitada liminarmente pela decisão de 26 de janeiro de 2026.

A atuação da Procuradora tem sido pautada por sua independência e autonomia funcional, conforme reafirmado pela decisão judicial que rejeitou a tentativa infundada de questionar sua imparcialidade.

A ANPR repudia categoricamente as tentativas de constranger e intimidar membros do Ministério Público mediante a exploração indevida de aspectos de sua vida privada. Tal estratégia compromete a independência funcional essencial ao exercício legítimo da atuação ministerial e fere princípios constitucionais fundamentais.

O Ministério Público só cumpre adequadamente sua missão institucional quando livre de pressões que busquem manipular sua atuação pela exposição ou constrangimento de seus integrantes.

A ANPR reafirma sua solidariedade à Procuradora e permanece comprometida com a defesa da independência e da dignidade de todos os seus membros.

logo-anpr