O Estatuto da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) prevê a realização de consulta aos membros do MPF para a formação de lista tríplice, a ser encaminhada ao Presidente da República, com sugestão de nomes para escolha do Procurador-Geral da República (PGR).
Atendendo ao dispositivo estatutário, em reunião realizada no último dia 22 de agosto, a Diretoria da ANPR definiu o calendário para o processo de formação da lista tríplice, seguindo o paradigma dos últimos anos, com início previsto para dois meses antes do término do mandato do PGR, que atualmente se encerrará em 18 de dezembro de 2025.
Como o Presidente da República encaminhou nesta data ao Senado o nome do atual PGR para um segundo mandato, a lista deixaria de cumprir sua finalidade, diante da escolha já formalizada.
Diante disso, a Diretoria da ANPR informa que, nas presentes circunstâncias, não promoverá a consulta para a formação da lista tríplice. A entidade deseja êxito ao Dr. Paulo Gonet Branco em sua sabatina no Senado e no exercício do próximo mandato.