Notícias

“Orçamento Sensível a Gênero”: ANPR, setor público e academia trocam experiências sobre a perspectiva de igualdade nas finanças públicas

“Orçamento Sensível a Gênero”: ANPR, setor público e academia trocam experiências sobre a perspectiva de igualdade nas finanças públicas

Terminou, nesta sexta-feira (27), o Seminário “Orçamento Sensível a Gênero: integrando a perspectiva de igualdade nas finanças públicas”, realizado pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e pela ONU Mulheres, com o apoio da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). O debate ocorreu na sede da ESMPU, em Brasília-DF, com transmissão pela internet.

O evento reuniu especialistas brasileiros e estrangeiros. Durante a semana, membros do Ministério Público Federal (MPF), integrantes de órgãos e instituições públicas, acadêmicos e representantes da sociedade civil discutiram a temática sob vários aspectos, como monitoramento, controle e avaliação. Também em pauta as Políticas Públicas Transversais e o Plano Plurianual 2024-2027 e os reflexos no orçamento da União.

A vice-presidente da ANPR e coordenadora da Comissão ANPR Mulheres, Luciana Loureiro, mediou a conferência internacional “Perspectiva Global de Gênero sob a Ótica das Nações Unidas” e a mesa federativa “Experiências com Orçamento Sensível a Gênero Representantes regionais Região Norte”.

A coordenadora adjunta da Comissão ANPR Raça, Nathália Mariel, foi a mediadora do painel “Orçamento Sensível a Gênero – Novo Plano Plurianual 2024-2027".

Ambas reiteraram a relevância da discussão envolvendo olhares e opiniões diversas sobre a temática, inclusive, para a capacitação do MPF.

Assista ao evento na íntegra no canal oficial da ESMPU, no YouTube.

logo-anpr