Notícias

Primeiro episódio do podcast sobre o procurador Pedro Jorge já está disponível

Primeiro episódio do podcast sobre o procurador Pedro Jorge já está disponível

O primeiro episódio do podcast sobre o procurador da República Pedro Jorge de Melo e Silva foi lançado nas principais plataformas de streaming, nesta quinta-feira (18). "Morto pela Causa" é uma iniciativa da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e da Fundação Pedro Jorge, com produção da Trovão Mídia. Ao longo de seis episódios narrativos, a série falará do trabalho de Pedro Jorge à frente do Escândalo da Mandioca, as circunstâncias do seu assassinato, há quase 40 anos, e os reflexos do crime para o país e o Ministério Público Federal (MPF).

Para retratar a história, foram entrevistados diversos protagonistas da época, membros do MPF, além de familiares e pessoas próximas a Pedro Jorge. "Nosso objetivo com o podcast é levar ao conhecimento do público a história de um personagem que simboliza, para o Ministério Público Federal, a dedicação à causa de servir à sociedade, ao interesse público, além do compromisso com um país democrático e justo", diz o presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta.

"Morto pela causa" tem narração do jornalista Tonico Ferreira, responsável por cobrir o crime contra Pedro Jorge pela TV Globo, à época. O roteiro é de Raíssa Ebrahim e a edição, mixagem e música-tema são de Victor Oliveira. O podcast também contou com a colaboração do Ministério Público Federal na 5ª Região, que disponibilizou trechos do documentário "Pedro Jorge: uma vida pela Justiça".

O podcast é o início de uma série de homenagens que serão prestadas ao procurador, em lembrança pelos 40 anos de sua morte. Além da série, também estão previstas a inauguração de uma estátua de Pedro Jorge, em frente à Procuradoria da República em Pernambuco, e uma coletânea de artigos, entre outras. "O trabalho e o martírio de Pedro Jorge tiveram consequências diretas na construção do Ministério Público Federal e da democracia brasileira. É um desses personagens da história brasileira que não podem ser esquecidos, pelo que inspiraram e inspiram, e pelo que nos lembram, sobre um passado que não pode se repetir", reforça a diretora da Fundação Pedro Jorge, Melina Montoya.

Confira o primeiro episódio de Morto pela Causa
Amazon Music: https://music.amazon.com.br/podcasts/fc491d70-b96a-499c-9494-3a776160aa6c/morto-pela-causa
Apple: https://podcasts.apple.com/us/podcast/morto-pela-causa/id1595967187
Castbox: https://castbox.fm/channel/Morto-pela-causa-id4672726?country=br
Deezer: https://www.deezer.com/br/show/3162492
Pocketcast: https://pca.st/1fl6yeuc
Spotify: https://open.spotify.com/show/1bR14zhTqlKXsY6JkzoDDd

logo-anpr