Notícias

Procurador da República lança 2ª edição de obra sobre a metaprova no processo penal

Procurador da República lança 2ª edição de obra sobre a metaprova no processo penal

O procurador da República Daniel de Resende Salgado lançou a 2 ª edição do livro “A metaprova no processo penal: seu perfil conceitual e funcional e o controle racional da fiabilidade da prova”. A obra integra a coleção “Raciocínio Probatório”, coordenada pelo professor Vitor de Paula Ramos.

“O tema da metaprova (prova sobre outra prova) ainda é pouco explorado em nossa doutrina. Com a pesquisa que originou o livro, procurei indicar alguns caminhos para o preenchimento dessa lacuna nas discussões sobre a prova penal”, explica o procurador.

O livro conta com ampla pesquisa e bibliografia, que exploram a temática com profundidade em todo o arco procedimental da persecução penal. Com isso, o leitor tem acesso a um conteúdo que vai além da questão da metaprova em si. O posicionamento do autor é justificado na análise e na exploração de relevantes aspectos da prova penal.

“É preciso revisitar os diversos temas que, por décadas, foram estudados somente à luz da disciplina legal da prova penal. O estudo da prova exige muito mais do que a mera interpretação dos textos legais sobre os meios de prova. O fenômeno probatório é de caráter interdisciplinar, havendo necessidade de dominar outros saberes que, infelizmente, ainda não são ensinados nas faculdades de Direito. É preciso que esses estudos sejam aprofundados e que se espraiem sobre os diversos temas, tanto na teoria geral da prova quanto nos meios de prova e meios de obtenção de provas em espécie”, ressalta o professor Gustavo Henrique Badaró no prefácio da obra.

Sobre o autor

Daniel de Resende Salgado

Daniel de Resende Salgado é procurador da República, mestre e doutorando em Processo Penal pela Universidade de São Paulo (USP).

É professor e orientador pedagógico de cursos na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Foi secretário de pesquisa e análise do gabinete da Procuradoria Geral da República (PGR) e membro auxiliar do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

É ainda membro fundador do ID-i (Instituto de Direito e Inovação) e coorganizador de obras que abordam o direito probatório como “A prova no enfrentamento à macrocriminalidade” e “Altos estudos sobre a prova no processo penal”, lançadas pela Juspodivm.

 

A metaprova no processo penal: seu perfil conceitual e funcional e o controle racional da fiabilidade da prova

Editora Juspodivm
400 páginas
2ª edição - 2024

Compre aqui

logo-anpr