O procurador da República Leandro Mitidieri lança na próxima sexta-feira (6), em Niterói, o livro Meio Ambiente e Povos Tradicionais – O Contrato Tradicional, publicado pela Editora Processo. O evento acontece a partir das 18h30, na livraria Schofer Books, em Icaraí-RJ.
Na obra, o procurador analisa criticamente a relação entre a proteção ambiental, os direitos dos povos tradicionais e as estruturas de poder que atravessam esse campo. O ponto de partida é uma provocação: a relação entre as comunidades se autodefinirem como “tradicionais” e “protetoras da natureza” e a realização dos seus direitos reconhecidos pelo Estado.
O autor discute o racismo ambiental como elemento central dessas contradições e propõe a adoção de um critério de justiça social para avaliar políticas ambientais, observando se produzem inclusão ou reforçam desigualdades. O livro também aborda conflitos socioambientais e divergências internas ao movimento dos povos tradicionais.
Com 434 páginas, o livro reúne discussões voltadas aos povos e comunidades tradicionais, a juristas, ambientalistas, pesquisadores das ciências sociais e leitores interessados nos debates contemporâneos sobre meio ambiente, direitos humanos e equidade.
Serviço
Lançamento do livro Meio Ambiente e Povos Tradicionais – O Contrato Tradicional
Autor: Leandro Mitidieri Figueiredo
Data: 06/02/2026 (sexta-feira)
Horário: A partir das 18h30
Local: Schofer Books
Endereço: R. Ator Paulo Gustavo, 211, loja 118 – Icaraí, Niterói (RJ)