A procuradora da República Hayssa Kyrie Medeiros Jardim defendeu dissertação de mestrado na Universidade Católica de Brasília (UCB). O trabalho, intitulado “A atuação do Ministério Público brasileiro para implementação das decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos: desafios e possíveis soluções”, analisa o papel institucional do Ministério Público na efetivação das decisões da Corte e propõe caminhos para fortalecer a atuação do órgão na proteção e promoção dos direitos humanos no Brasil. A defesa foi na última sexta-feira (17).
De acordo com a procuradora, o tema conecta-se diretamente às atribuições constitucionais do Ministério Público e às possibilidades de promover transformações concretas na sociedade a partir da atuação institucional.
“Foi uma superação pessoal e profissional, conciliando o trabalho com os estudos. Fiquei muito feliz com essa conquista e com a oportunidade concedida pelo MPF e pela ESMPU”, afirmou com satisfação após meses de pesquisa.
A banca examinadora foi composta pela professora Isabel Penido de Campos Machado (da UCB e DPU), que orientou o trabalho, pelo professor e procurador federal dos Direitos do Cidadão adjunto, Paulo Thadeu Gomes da Silva (ESMPU) e pelo professor Deo Campos (UCB).