Notícias

Subprocurador-geral aposentado Pedro Yannoulis lança obra que reúne viagens por 187 destinos

Subprocurador-geral aposentado Pedro Yannoulis lança obra que reúne viagens por 187 destinos

O subprocurador-geral da República aposentado Pedro Spyridion Yannoulis lança, nesta quinta-feira (27), em São Paulo, o livro que transforma décadas de viagens e memórias em uma obra dedicada a quem tem “alma livre, espírito aventureiro e sede de conhecimento”. O evento será na Galeria de Arte Lacerdine, em Higienópolis, das 19h às 22h, com coquetel de vinhos gregos em homenagem à origem do autor. Todos os colegas do Ministério Público Federal estão convidados.

A publicação nasceu da sugestão do jornalista Paulo Panayotis, que conduziu o mergulho de Yannoulis pelas lembranças registradas ao longo de 187 destinos visitados. “É muito incomum alguém conhecer mais de cinco ou seis países. Quando o doutor Pedro me contou que conhecia praticamente o mundo todo, sugeri que transformasse esse legado em livro”, afirma Panayotis. Diante do desafio, recebeu do próprio autor um convite direto: “Sou advogado, meus textos são predominantemente técnicos. Você não gostaria de escrever este livro?”

O resultado reúne relatos, imagens e referências históricas acumuladas em um período que atravessa profundas transformações políticas e culturais. “As viagens ocorreram, em sua maioria, durante os períodos de férias. Elas se dividiram entre experiências culturais e de aventura, sempre com espaço para a gastronomia local”, explica Yannoulis. Ele destaca que a obra vai além das memórias pessoais: funciona como um guia de destinos incomuns, com informações sobre regiões pouco exploradas pelo turismo, como Butão, Svalbard, países do Oriente Médio e experiências marcantes no continente africano, entre elas a visita à Igreja de Lalibela, na Etiópia, e o encontro com gorilas-costas-prateadas na África Central.

Panayotis, responsável pela pesquisa e organização, ressalta a dimensão histórica do material. “Ainda existia a URSS, o Brasil engatinhava na democracia e grande parte dos países era fechada ao turismo estrangeiro. A captação de material, compilação, diagramação e demais etapas levaram cerca de um ano.”

A obra também contempla a vivência do autor no Ministério Público Federal, com referências ao contexto político do período em que atuou como subprocurador-geral da República, em Brasília. Para Yannoulis, o livro é, ao mesmo tempo, registro de vida e presente aos leitores. “Falar sobre a Grécia, claro, é obrigatório, mas gosto de lembrar da máxima de Lao Tse: ‘Uma longa viagem começa com um único passo’”.

Serviço:
Lançamento do livro “Minha Odisseia Grega: de Zante para 187 países”
Data: 27 de novembro (quinta-feira)
Horário: Das 19h às 22h
Local: Galeria de Arte Lacerdine - Avenida Angélica, 2578 - Higienópolis, São Paulo/SP
Estacionamentos disponíveis na galeria e em frente.
Observação: Haverá coquetel com vinhos gregos e distribuição de exemplares autografados.

logo-anpr