Notícias

XII Prêmio República: cinco membros aposentados recebem o Prêmio Honorário

XII Prêmio República: cinco membros aposentados recebem o Prêmio Honorário

Reconhecer décadas de dedicação ao Ministério Público Federal (MPF), à construção da instituição e em prol de melhorias à carreira são os principais objetivos da categoria Prêmio Honorário do XII Prêmio República. Nesta edição, cinco membros aposentados foram homenageados em cerimônia, nesse sábado (23), no Centro Internacional de Convenções, em Brasília (DF).

Os agraciados são os subprocuradores-gerais da República Álvaro Augusto Ribeiro Costa, Antonio Fernado Barros e Silva de Souza, Claudio Lemos Fonteles, Roberto Monteiro Gurgel Santos e Rodrigo Janot Monteiro de Barros.

Três deles presidiram a ANPR e quatro ocuparam o cargo de procurador-geral da República. A honraria foi entregue pelo presidente da associação, Ubiratan Cazetta.

"Mais do que homenagear pessoas, o que se vê é uma reafirmação de um compromisso e de uma fidelidade absoluta ao que se contém naquele preâmbulo aos valores, princípios e finalidades ali estabelecidos, em face dos quais têm sentido, e, unicamente, em face dos quais o teor do artigo 127 da Constituição, que define o Ministério Público. Ali está a nossa fé, ali está a nossa razão de ser, ali está a nossa afeição. Muito obrigada.” (Álvaro Costa)

"Foi uma homenagem que eu recebo com muita satisfação, que enobrece a minha atividade e que eu espero que a associação continue levando os seus objetivos neste ritmo que está fazendo". (Antonio Fernando)

“"O ideal que sempre nos acalentou renascerá em outros corações”. Frase chapliniana, que sempre me motivou e ser Ministério Público, por essa perspectiva, é cultivar a riqueza do encontro intergeracional”. (Claudio Fonteles)

“Vi como extremamente honrosa a homenagem concebida pela nossa ANPR, que representa precioso reconhecimento da atuação que nos empenhamos em desenvolver em favor dos mais elevados princípios e valores do Ministério Público, sempre voltados para melhor servir a sociedade brasileira.” (Roberto Gurgel)

“Esta homenagem é feita na pessoa de cada um de nós para tudo aquilo que a gente plantou e desenvolveu dentro do Ministério Público com a ajuda de colegas incansáveis, imbatíveis, criativos. É o reconhecimento de um trabalho institucional.” (Rodrigo Janot)

Durante o evento, foi exibido um vídeo que conta a trajetória dos membros do MPF.

logo-anpr