A Amazônia Vox venceu a categoria Responsabilidade Social do XIII Prêmio República, promovido pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira (26), no auditório Juscelino Kubitschek, na Procuradoria-Geral da República, em Brasília/DF.
Criada para fortalecer conexões entre fontes amazonenses e profissionais de comunicação, a plataforma atua com jornalismo de soluções. O trabalho destaca iniciativas locais que respondem aos desafios da região e valoriza vozes amazônidas, ampliando a presença no debate público.
O diretor executivo e editor-chefe da Amazônia Vox, Daniel Nardin, agradeceu o reconhecimento e ressaltou a dimensão social do projeto. Ele explicou que a plataforma desenvolve iniciativas voltadas para a democratização da informação e formação de novos profissionais.
“Criamos um banco de fontes de conhecimento e um banco de freelancers da Amazônia. Temos um trabalho de educação midiática, no qual estudantes de escola pública revisam e editam nossas matérias, e também produzimos conteúdos sobre emergência climática e questões ambientais”, relatou.
Nardin também mencionou o compromisso com a representatividade amazônida na cobertura jornalística.
“Falamos muito de Amazônia, mas queremos que o mundo ouça mais os amazônidas. Em nossa cobertura, priorizamos pesquisadores, lideranças indígenas, quilombolas e outras vozes da região”, disse.
Categoria Responsabilidade Social
A categoria não recebe inscrição de projetos. A Comissão é quem indica e seleciona ações de destaque. Neste ano, compuseram o grupo: Ana Paula de Freitas, João Alegria e Neidinha Suruí, já a decisão final com Ana Paula Mantovani, vice-presidente da ANPR, Maria Emília Costa, diretora Cultural da ANPR, e Vivian Calderoni (Igaparé).