Livros de Associados

Berkut

Berkut

O procurador da República Rodrigo Valdez de Oliveira está lançando o livro “Berkut”, pela Editora BesouroBox. A obra é composta por 30 contos com variados temas, histórias em que o autor explora distopias e cotidiano, crítica social e futurologia, entre contos de costumes, com cunho político ou puramente afetivos.

O lançamento de “Berkut” será na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre. O encontro com Rodrigo Valdez será no dia 4 de novembro, a partir das 18h, na Praça de Autógrafos Gerdau.

“A escrita para mim é para me divertir, mas também uma motivação para ler e estudar cada vez mais”, declarou o procurador. Embasado nos conhecimentos adquiridos, ele cria realidades imaginárias que se assemelham a testemunhos atuais.

Quem assina a orelha do livro é o professor e escritor Alcy Cheuiche. Na apresentação, ele ressalta a “imaginação poderosa, capaz de nos convencer da veracidade de situações criadas” de Rodrigo Valdez e destaca que o autor sempre deixa espaço para a imaginação do leitor em suas histórias. “Dou minha palavra, foi escrito por um escritor verdadeiro, um contista que sabe contar”, diz Alcy.

Rodrigo Valdez conta que, em 2019, começou a frequentar a oficina de literatura ministrada por Alcy Cheuiche, curso em que os alunos tinham aulas teóricas e de produção de contos. Ao final das aulas, foi publicado um livro em coautoria “A arte da palavra 2019”, que contém três contos do procurador. “Berkut” é o primeiro livro de ficção com autoria somente de Rodrigo Valdez. “O processo de escrita desse livro começou em 2019 e se desenvolveu em todo o ano de 2020 e 2021 e em 2022 passou por revisões”, relatou.

Confira um trecho do primeiro conto, que dá nome ao livro:

“Tenho quarenta e cinco anos, e os últimos dez vivi na plataforma de petróleo Berkut. Ela mede o equivalente a cinquenta andares, boa parte deles debaixo d’água, possuindo uma área igual a dois campos de futebol. Esta foi a primeira plataforma a ser transformada em lar perpétuo para migrantes indesejados, após a Assembleia das Nações Unidas decidir pela solução Johnson, sugerida pelo primeiro-ministro britânico, no sentido de armazenar os migrantes em navios de carga, porta-aviões e plataformas petrolíferas desativadas. A outra hipótese, defendida por boa parte das nações da ONU, dominada por governos ultrafascistas, era autorizar o extermínio dos invasores” (...)

Sobre o autor

Foto de Mrcio Pimenta L1005226 2

Rodrigo Valdez nasceu em 1971, em Porto Alegre. É casado com a Ana Paula e pai do Tomás e do Pedro. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é procurador da República no estado desde 1998. Há quatro anos estuda nas oficinas literárias do escritor Alcy Cheuiche.

Berkut

Editora BesouroBox

120 páginas

1ª edição

2022

Compre aqui.

(Disponível também na Amazon)



Tipo do arquivo: application/octet-stream
Hits: 206 Hits

logo-anpr