Notícias

Chefes de procuradorias defendem lista tríplice para PGR

Procuradores e procuradoras-chefe de unidades do Ministério Público Federal de diversas localidades do país divulgaram nota em apoio à lista tríplice para PGR, na quinta-feira (1º). Ao todo, 49 membros do MPF assinaram o manifesto. No documento, eles pedem ao presidente da República a análise criteriosa dos três nomes mais votados pela carreira. A previsão é que o procurador(a)-geral da República para o biênio 2019-2021 seja anunciado até 17 de agosto.

“Respeitamos, como membros do Ministério Público, as atribuições do presidente da República e sua decisão. Nesse sentido, contamos com a criteriosa análise dos nomes constantes da lista tríplice e de tudo que ela representa, tanto para o MPF quanto para a sociedade, garantindo que o procurador(a)-geral escolhido tenha legitimidade e liderança”, disseram.

Para o colegiado de procuradores, os três candidatos ao cargo, Mário Bonsaglia, Luiza Frinscheisen e Blal Dalloul, possuem reputação ilibada e longo histórico de serviços prestados à sociedade, além de capacidade para liderar a instituição pelos próximos dois anos, devido à votação expressiva. Este ano, 82,5% dos membros do MPF participaram das eleições.

Os procuradores também destacam que o processo eleitoral organizado pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) é “bastante eficiente para conciliar a vontade do chefe do Executivo, responsável pela nomeação, à legitimidade interna necessária para que o chefe do Ministério Público exerça uma real liderança dos membros da instituição”.

Os procuradores e procuradoras-chefe relembram ainda o histórico da lista tríplice, de quase duas décadas, contribuindo para o fortalecimento da instituição, no sentido de aprimorar a atuação em defesa da sociedade e no enfrentamento à corrupção.

Confira a nota na íntegra: http://bit.ly/2LUlr5W

logo-anpr