Notícias

ANPR participa da abertura de congresso do Dia contra a Corrupção

ANPR participa da abertura de congresso do Dia contra a Corrupção

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) participou das atividades do I Congresso do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em Alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção, nesta segunda-feira (9), em Brasília. O diretor financeiro da ANPR, Francisco Vollstedt Bastos, debateu no primeiro painel, que tratou do papel das associações do Ministério Público no enfrentamento da corrupção.

Vollstedt abordou os desafios do Ministério Público Federal no enfrentamento ao tema e, principalmente, a necessidade de união da carreira contra retrocessos e retaliações a membros do MPF. “É importante que sigamos firmes no combate à corrupção. Ainda, que nos mostrem parâmetros claros para que possamos atuar com segurança jurídica, mostrando os limites de atuação. O processo de combate à corrupção é dinâmico, com avanços e retrocessos”, afirmou.

Além da ANPR, participaram do painel o presidente da Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM), Antônio Pereira Duarte; o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Ângelo Fabiano Farias da Costa; o presidente da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT), Trajano Souza de Melo; e o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Victor Hugo de Azevedo.

Abertura
A solenidade de abertura do congresso contou com a participação do procurador-geral da República e presidente do CNMP, Augusto Aras; dos conselheiros Silvio Amorim e Oswaldo D’Albuquerque; do ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux; do ministro do Superior Tribunal de Justiça Mauro Campbell; do presidente do Tribunal de Contas da União, José Múcio Monteiro; do presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais, Paulo Cézar dos Passos; e do secretário-geral do CNMP, Maurício Andreiuolo.

Voltado para membros do Ministério Público, da magistratura e demais operadores do direito, o evento abrange a promoção de atividades que fomentem a integração entre os ramos e as unidades do MP, e entre esses e outros órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

“O propósito da iniciativa é fortalecer as políticas públicas de enfrentamento da corrupção e tornar ainda mais eficiente a articulação voltada ao desenvolvimento de estratégias direcionadas ao aprimoramento da atuação do Ministério Público”, explicou o conselheiro Sílvio Amorim, presidente da Comissão Especial de Enfrentamento da Corrupção (CEC/CNMP).

Confira a programação completa

logo-anpr