ANPR participa de homenagens ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

ANPR participa de homenagens ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

Para marcar as atividades do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, a vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Ana Carolina Roman, participou do Encontro Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo: Reforço de Parcerias Contributivas, na sede da Procuradoria-Geral do Trabalho, na manhã desta terça-feira (28), em Brasília. Ela representou também a Segunda Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal no evento.

De acordo com dados da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, em 2019, foram recebidas 1.213 denúncias em todo o país; 267 estabelecimentos foram fiscalizados; e 1.054 trabalhadores encontrados em condições análogas à escravidão.

Para Ana Carolina, o Brasil tem sido apontado como um exemplo no enfrentamento ao trabalho escravo no mundo. “Esse sucesso está alicerçado em três grandes pilares: o conceito de trabalho escravo, a fiscalização do trabalho e a lista suja de empregadores. Mas, infelizmente, esses três pilares da política pública estão sob constante ataque no Brasil”, destaca.

O evento contou com a participação de autoridades de diversas órgãos e entidades ligadas ao tema e reforçou a importância da articulação interinstitucional para a prevenção e erradicação do trabalho escravo.

Durante a tarde, Ana Carolina participou também da reunião ordinária da Coordenação Geral de Combate ao Trabalho Escravo (Conatrae) e da exibição do documentário Identidade Roubada, no CCBB, em Brasília. “Esse é um dia de lembrar os esforços das instituições e pessoas que procuram fazer a diferença para milhares de pessoas escravizadas e direcionam esforços para enfrentar esse problema que, infelizmente, ainda se faz presente no nosso país”, ressaltou.

logo-anpr