Notícias

Confira o debate do MPF-MT sobre a Covid-19 e os povos indígenas



A Asociação Nacional dos Procuradores da República transmitiu, ao vivo, na quarta-feira (22), debate promovido pelo Ofício de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais em Mato Grosso, do Ministério Público Federal (MPF). A transmissão foi disponibilizada nesta página. O tema do encontro foi "Covid-19 e o Isolamento Social – a Visão dos Povos Indígenas”.

O debate foi mediado pelo procurador da República e titular do Ofício Indígena, Ricardo Pael Ardenghi. Foram convidados para participar da roda de conversa virtual a representante da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Angela Amanakwa Kaxuyana, da Terra Indigena Katxuyana Tunayana (Oriximiná/PA), do povo Kahyana; a assessora da Federação dos povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoim/MT), Eliane Xunakalo, do povo Kurâ Bakairi; a representante da Frente Indígena e Indigenista de Controle e Combate ao coronavírus da região Sul, Jozileia Jagso Kaingang, do povo Kaingang (Xanxerê/SC); a representante da Namunkurá Associação Xavante (NAX), Samantha Ro'otsitsina de C. Juruna (Tsitsina Xavante), da TI São Marcos, Aldeia Namunkurá (MT), do povo Xavante; e o supervisor administrativo da SPDM/Saúde Indígena, Samuel Yriwana Karaja, de São Felix do Araguaia (MT), do povo Iny (Karajá).

“Estamos diariamente falando sobre covid-19 e isolamento social e, mais recentemente, passamos a falar das mortes também entre os indígenas. É imprescindível, então, dar a eles a oportunidade de falar também, expor sua visão e suas necessidades”, ressaltou o procurador.

* Informações do MPF-MT

logo-anpr