Notícias

ANPR abre seminário virtual sobre direito ambiental

ANPR abre seminário virtual sobre direito ambiental

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) participou da abertura do 1º Seminário Internacional Virtual de Direito Ambiental do Instituto “O Direito por um Planeta Verde”, nesta segunda-feira (11). O encontro seguirá até esta terça-feira, com a participação de acadêmicos, magistrados e membros do Ministério Público de vários países. O presidente da ANPR, Fábio George Cruz da Nóbrega, fez parte da mesa de abertura.

“Apesar dos grandes desafios e dificuldades do momento, é preciso identificar no atual cenário de crises por que passa a humanidade as oportunidades para mudanças positivas, inclusive na área ambiental. Não seremos os mesmos depois dessa pandemia. Lutemos para que sejamos melhores. O desmatamento desenfreado e a destruição do habitat natural das espécies selvagens precisam ser paralisados, pois se constituem em causa fundamental dos fenômenos que têm assustado a humanidade nas últimas décadas. Essencialmente, é preciso paralisar o padrão de consumo exagerado, excessivo, que vem deteriorando as condições de vida no nosso planeta e, efetivamente, colocando os seres humanos em risco”, afirmou Nóbrega.

Os trabalhos foram coordenados pelo professor Fernando Reverendo Vidal Akaoui, presidente do Instituto O Direito por um Planeta Verde. Além da abertura, o seminário contou com três mesas: Panorama dos Impactos da Pandemia do Coronavírus no Direito Ambiental: Presente e Futuro; Direito Ambiental, Pandemia do Coronavírus e o Judiciário; e Repercussões da Pandemia no Direito Privado e na proteção do consumidor.

O seminário continua nesta terça, com as mesas: Precaução e prevenção como formas de evitar novas pandemias (14h); A Aceitação ou Negação da Ciência: O impacto na prevenção e adaptação às Mudanças Climáticas e ao Coronavírus (15h); e Meio Ambiente e Pandemia: o Papel da Imprensa, das ONGs e da Academia (16h30), além do encerramento, às 18h.

Informações e inscrições pelo site do evento 

logo-anpr