Notícias

Entidades se unem ao MPF-MS em campanha de apoio aos indígenas

Lançada em abril, a campanha do Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul para arrecadação de equipamentos de proteção individual (EPIs) recebeu apoio de outros quatro órgãos: as defensorias públicas da União e do Estado de Mato Grosso do Sul, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Corpo de Bombeiros Militar. Com isso, o auxílio aos indígenas, foco da campanha, será ampliado.

A adesão de outros órgãos contribui para a ampliação dos materiais adquiridos. Além das EPIs, a campanha agora passa a arrecadar outros equipamentos de saúde, como termômetros e oxímetros, e insumos para a fabricação de dispositivos como protetores faciais e laringoscópios. Tudo o que for arrecadado irá para as equipes de saúde que atendem as comunidades indígenas do Mato Grosso do Sul.

O intuito da campanha é minimizar os problemas da pandemia causados pelo novo coronavírus entre os povos indígenas, uma das camadas mais vulneráveis da sociedade. A ideia é que qualquer pessoa física ou jurídicas que possua, fabrique ou comercialize os materiais e equipamentos possa participar dentro das suas limitações.

A Secretaria de Estado de Saúde, o Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI-MS), a Universidade Estadual de MS e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) fizeram o levantamento de todas as necessidades em material para o enfrentamento da pandemia de acordo com suas atuações. A lista de equipamentos segue abaixo:

Para o DSEI-MS

O DSEI-MS precisa de EPIs e dispositivos de saúde para garantir o atendimento às comunidades.

Máscaras descartáveis
Oxímetros digitais de pulso
Máscaras reutilizáveis
Aventais descartáveis
Máscaras N95/PFF2
Termômetros infravermelhos

Para o IFMS

O IFMS tem fabricado protetores faciais, máscaras com respirador, dispositivos para descompressão de máscaras cirúrgicas, dispositivos para compartilhamento de respiradores e laringoscópios, destinados para uso nas unidades de saúde.

Filamento PLA 1.75mm
Acetato A4 2,5mm
Elástico caseado 7mm

Para a UEMS

O foco da UEMS é na fabricação de máscaras reutilizáveis e capotes.

Elástico fino
TNT gramatura 100 (branco ou azul ou verde)
Linha para costura (branca, azul ou verde)
Lacres de embalagem (amarrilho)
Saquinhos plásticos para embalar máscaras
Ribana

As doações devem ser entregues em uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul. Mais informações pelo telefone (67) 3357-0100.

logo-anpr