Notícias

ANPR apoia campanha para facilitar denúncias de violência doméstica

ANPR apoia campanha para facilitar denúncias de violência doméstica

Lançada nesta quarta-feira (10), a campanha Sinal Vermelho para a violência doméstica ajudará a identificar casos suspeitos de violência doméstica por meio de um símbolo X escrito na mão. A iniciativa é da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e conta com o apoio da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

O lançamento ocorreu em meio virtual e já tem mais de 10 mil farmácias participando. Elas receberão pedidos de ajuda e acionarão as autoridades. O objetivo é incentivar as denúncias de forma discreta, por meio de um símbolo "X" escrito na mão. Ao exibi-lo ao farmacêutico ou ao atendente da farmácia, que acionarão autoridades, a vítima receberá o devido auxílio.

A ação é uma resposta ao recente aumento de casos de violência doméstica no Brasil pelo isolamento social durante a pandemia de Covid-19. O próprio isolamento traz dificuldades para a denúncia e a presença do símbolo nas farmácias é um meio de comunicação que se tornará importante.

Os profissionais das farmácias serão facilitadores do processo, acionando a Polícia seguindo um protocolo de treinamento realizado. Eles não serão conduzidos à delegacia ou chamados para testemunhar os casos.

De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, entre março e abril o índice de feminicídios cresceu 22,2%, e as chamadas para o número 180 tiveram aumento de 34% em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo balanço do governo federal.

Mais informações sobre a campanha estão nos perfis oficiais no Twitter (@sinalvermelho), no Instagram (@campanhasinalvermelho), no Facebook (@campanhasinalvermelho) e com o uso da hashtag #sinalvermelho.

logo-anpr