Notícias

Questões migratórias serão tema do ANPR Debate de 13 de agosto

Pauta cada vez mais atual, o fluxo de imigrantes no Brasil tem se intensificado nos últimos anos. Relatório do Observatório das Migrações Internacionais apontou que o Brasil recebeu mais de 700 mil migrantes de 2010 a 2018. Com tudo isso, o país precisa se preparar para adotar uma regularização e evitar que esses povos fiquem à margem da socidade. Este cenário migração, ainda mais com a pandemia, será discutido no ANPR Debate da quinta-feira (13).

Segundo mesmo relatório, apresentado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública no segundo semestre de 2019, haitianos, venezuelanos e colombianos foram as três principais nacionalidades que formam o grupo de imigrantes no Brasil de 2018. Os dois primeiros tiveram o maior número de carteiras de trabalho emitidas.

Para discutir o tema, a live da ANPR conta com a participação de Camila Asano, graduada em relações internacionais e com mestrado em ciência política pela Universidade de São Paulo. Camila é diretora de Programas da Conectas Direitos Humanos e coordenou o Programa de Política Externa e Direitos Humanos e o Programa Fortalecimento do Espaço Democrático, além de ser membro do Conselho Nacional de Direitos Humanos desde 2017.

Outro participante é João Chaves, defensor Publico Federal e coordenador de Migrações e Refúgio da DPU/SP e do Grupo de Trabalho Nacional "Migrações, Apatrídia e Refúgio" da DPU. Também participa a mestre em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo e procuradora da República Maria Olivia Junqueira.

Com mediação do Procurador Regional da República João Akira Omoto, o "ANPR Debate: Pandemia e controle de fronteiras - reflexos sobre migrantes e refugiados" começa às 17h no canal da ANPR no YouTube.

Serviço

ANPR Debate: Pandemia e controle de fronteiras - reflexos sobre migrantes e refugiados

Data: 13 de agosto

Horário: 17h

Onde: TV ANPR

logo-anpr