Notícias

"Os sonhos não envelhecem" mostra a luta pela alfabetização de adultos

O prêmio da categoria Jornalismo de Rádio do VIII Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal trouxe a educação de adultos como tema principal. A reportagem é de Rodrigo de Castro Resende e Cristiane Calixto Costa Melo, da Rádio Senado.

Com o título "Os sonhos não envelhecem", a série apresenta experiências de alfabetização de adultos e as mudanças que essa alfabetização trouxe na vida das pessoas. Lá, são conhecidas diversas histórias, como a do senhor Cleomar e da dona Maria Aparecida, que tinham o desejo de aprender a ler simplesmente para conseguir pegar um ônibus em segurança.

As reportagens também trazem um projeto do Ministério Público no Distrito Federal chamado "Vivendo e Apredendo", que educa adultos que prestam serviço para o Ministério Público. "Isso mostra a importância de todas as instâncias cuidarem do assunto", conta Rodrigo de Castro Resende, da Rádio Senado.

Apesar da queda no número de analfabetos, estimativas apontam que o Brasil ainda tem cerca de 11 milhões de cidadãos que não sabem ler e escrever. O número chega a 30 milhões quando se trata de analfabetos funcionais, aquele que define as pessoas com menos de quatro anos de estudo.

Saiba mais sobre a série de reportagens

Ouça

 

logo-anpr