Notícias

Projeto Identidade tem quase 900 inscritos, entre estudantes e voluntários


O projeto Identidade, fruto de parceria da Fundação Pedro Jorge com a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e a Educafro, encerrou as inscrições na sexta-feira (25) com saldo de 888 inscritos. Desses, 785 são estudantes e 103 são professores voluntários. O projeto tem o intuito de promover maior diversidade racial nos quadros do Ministério Público Federal por meio de curso preparatório on-line para os concursos de admissão à carreira de procurador da República. Os selecionados serão divulgados na data provável de 5 de outubro e o início das aulas está previsto para 19 de outubro.

O projeto contará com o trabalho de voluntários e não gerará qualquer custo para os envolvidos, podendo ser acompanhado por meio de informações publicadas na página do projeto. Inicialmente, seriam disponibilizadas 100 vagas para bacharéis em direito negras e negros, mas, como a demanda foi superior a esse número, as instituições parceiras analisarão em conjunto a possibilidade de abertura de novas vagas. A escolha será feita levando em conta critério baseado na renda.

Aulas relacionadas a temas cobrados no programa do concurso serão gravadas por voluntários e disponibilizadas em plataforma única, bem como haverá disponibilização de voluntários para auxílio no planejamento de estudos e retirada de dúvidas sobre a carreira, as matérias do concurso e formas de estudo.

O projeto é piloto e começa a buscar diversidade com base no critério racial. Contudo, em caso de desenvolvimento regular e ampliação do programa, a ideia é buscar outros grupos minoritários para aumento da capacidade de acompanhamento dos estudos e disponibilização de aulas.

Mais informações estão no endereço https://anpr.org.br/projetoidentidade ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Cronograma

Inscrições para professores-voluntários: até 25 de setembro (encerrado)

Inscrições para estudantes: 15 a 25 de setembro (encerrado)

Início da gravação das aulas: 1º de outubro

Análise das inscrições e divulgação dos deferimentos: 5 de outubro

Recurso de indeferimento: 6 a 8 de outubro

Julgamento dos recursos e decisão final sobre lista de inscritos: 16 de outubro

Disponibilização das primeiras aulas e materiais: 19 de outubro

* Calendário sujeito a alterações

logo-anpr