Notícias

MCCE organiza evento online sobre discurso de ódio nas redes, nesta sexta

MCCE organiza evento online sobre discurso de ódio nas redes, nesta sexta

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) organizará, nesta sexta-feira (30), das 15h às 19h, o evento online “Os limites do discurso de ódio nas redes sociais”. Os painéis serão transmitidos via Facebook, Twitter e YouTube do Canal History. A participação é gratuita e pode ser feita pelo Sympla

O evento faz parte do lançamento do documentário A Verdade da Mentira e na ocasião serão transmitidos trechos do longa para fomentar o debate dos três painéis. A mediação ficará por conta da jornalista da CNN, Débora Freitas. 

O filme tem direção de Maria Carolina Telles e é uma reflexão sobre o momento de desinformação e polarização extrema que vivemos e quais são os impactos desse fenômeno no nosso dia a dia. Ao longo do filme, são ouvidas diversas pessoas especialistas no assunto.

PROGRAMAÇÃO
Horário: 15h às 16h
PAINEL 1 | Como enfrentar o discurso de ódio no contexto eleitoral? 
Sobre: o foco do painel é realizar uma reflexão sobre a dimensão e a urgência de falarmos sobre os discursos de ódio e linchamentos virtuais no período eleitoral. Vamos falar com a Justiça Eleitoral, e com atores  relevantes da sociedade civil, sobre como podemos nos  preparar para evitar e lidar com linchamentos virtuais e atentados à integridade moral e física de qualquer cidadão nas eleições de 2020. 
Debatedores
- Ministro Luís Roberto Barroso, Presidente do TSE
- Fernando Lottenberg, Presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib) 
- Petria Chaves, jornalista e apresentadora do programa Revista CBN (rádio CBN)

Horário: 16h30 às 17h30 
PAINEL 2 | A experiência de grupos que sofrem com discursos de ódio
Sobre: o foco do painel é apresentar casos concretos de pessoas e grupos que já sofreram e sofrem com discursos de ódio, desinformação proposital e com linchamentos virtuais com desdobramentos que não condizem nem com os ideais democráticos nem com o respeito à dignidade humana. Quais medidas e ações foram adotadas para diminuir, reverter e, quando possível, punir os envolvidos? O que a sociedade pode fazer para mudar esse cenário?  
Debatedores
- Rabino Michel Schlesinger, rabino brasileiro da Congregação Israelita Paulista (CIP)
- Djamila Ribeiro, filósofa e escritora 
- Alexandre Pacheco da Silva, coordenador do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP, realizadores da pesquisa e do “Guia para Análise de Discurso de Ódio”
- Cristina Naumovs, jornalista, consultora de criatividade, inovação e humanidade para grandes marcas
- Rodney William, Babalorixá e Doutor em Ciências Sociais

Horário: 18h às 19h 
PAINEL 3| Como prevenir os linchamentos virtuais na eleição de 2020?
Sobre: o foco do painel é falarmos de boas práticas pelo mundo e ações concretas para evitar a disseminação de mensagens com discursos de ódio.  Como evitar, prevenir, frear e punir os linchamentos no mundo virtual e fora dele? Com a participação de especialistas, o objetivo é buscar ações concretas que podem ser colocadas em prática pelos TREs, pela Justiça Eleitoral e pelas plataformas de mídias sociais.   
Debatedores
- Cristina Tardáguila, fundadora e sócia da Agência Lupa e atual diretora da International Fact-Checking Network
- Thiago Rondon, Coordenador digital de combate à desinformação no TSE
- Marco Aurelio Ruediger, diretor da FGV DAPP 
- Luciano Santos, Diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE)

logo-anpr