Notícias

Duas vagas para curso internacional sobre tráfico de fauna silvestre

A Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo que selecionará dois membros do Ministério Público Federal (MPF) para participar do treinamento Combate ao Crime Organizado Transnacional com Foco no Tráfico de Fauna Silvestre. Promovida de forma virtual pela organização não governamental Freeland Brasil, a capacitação ocorrerá entre 3 e 7 de maio. As aulas serão realizadas em inglês (com tradução simultânea) por meio da plataforma Zoom. As inscrições devem ser feitas até as 18h de 26 de março.

As duas vagas disponibilizadas para o MPF são destinadas a membros com experiência no combate ao tráfico de fauna silvestre, preferencialmente atuantes em estados com alto grau de tráfico transnacional como, por exemplo, São Paulo e Rio de Janeiro. A seleção dos participantes será realizada pela SCI. Se houver mais de dois candidatos habilitados inscritos, será realizado sorteio entre os membros que preencherem os requisitos do edital. O sorteio será gravado e haverá formação de lista de até dois suplentes. Vale ressaltar que o curso também contará com participantes da Receita Federal do Brasil, da Polícia Federal, da Unidade de Inteligência Financeira, do Ibama/ICMBio e da Polícia Rodoviária Federal.

O treinamento, que será ministrado por especialistas internacionais no tema, está dividido entre sessões em forma de palestra e outras de trabalho em grupo, em salas virtuais separadas. As aulas abordam os seguintes assuntos: o combate ao crime organizado transnacional e os nove pilares investigativos; identificação de cadeias ilícitas de fornecimento; desenvolvimento de informantes; técnicas de investigação especializada; aquisição e manuseio de evidências; técnicas de entrevista; técnicas de investigação financeira; combate à lavagem de dinheiro; assistência internacional e colaboração; e o tráfico de fauna silvestre e seus impactos. Também haverá um caso simulado de tráfico internacional de partes de onças-pintadas, com cinco fases de exercícios práticos.

Saiba mais – O curso é de iniciativa da Freeland Brasil, em parceria com a WWF-Brasil, US Fish and Wildlife Service, do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, além de outras instituições governamentais, no escopo do projeto “Abordagem Integrada para o Combate ao Tráfico de Espécies Silvestres”. A partir de financiamento americano proveniente do Bureau of International Narcotics and Law Enforcement, o projeto busca, entre outros objetivos, adaptar ao contexto brasileiro programas de capacitação com foco no combate ao tráfico de fauna silvestre, e possui estreita relação com os trabalhos que vem sendo desenvolvidos no âmbito da Rede internacional de Observação e Aplicação de Leis sobre Vida Selvagem (SudWEN). O MPF tem contribuído continuamente para os trabalhos da Rede SudWEN, por meio de seus pontos de contato vinculados à SCI/PGR.

Íntegra do edital

logo-anpr