Notícias

ANPR homenageia o subprocurador Haroldo da Nóbrega em sessão do CSMPF

ANPR homenageia o subprocurador Haroldo da Nóbrega em sessão do CSMPF

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) prestou homenagem ao subprocurador-geral da República Haroldo Ferraz da Nóbrega, durante Sessão Extraordinária do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF), nesta sexta-feira (28). Nóbrega se aposentará este ano, depois de 48 anos servindo ao Ministério Público Federal (MPF).

Paraibano, Haroldo da Nóbrega iniciou a carreira no MPF em 1973 e compôs a diretoria da ANPR no biênio 1977-1979. Foi coordenador de algumas Câmaras de Coordenação e Revisão, com destaque para sua passagem à frente da Câmara de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais (6CCR/MPF). Foi procurador-chefe da Procuradoria da República no Distrito Federal, de 1984 a 1989, e vice-procurador-geral da República, de 1995 a 2003. Como subprocurador-geral da República, oficiou junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e à Segunda Turma do Supremo.

Durante a sessão em homenagem ao subprocurador-geral, o presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta, entregou uma placa em agradecimento aos serviços prestados ao MPF e à associação nesses quase meio século de atividade. "Vossa Excelência conseguiu, passados 51 anos de Ministério Público, no estado da Paraíba e no MP Federal, preservar o olhar também para o bonito, para o positivo, ainda que enxergando o negativo e tendo de lutar contra ele nas funções que ocupava", elogiou Cazetta.

O presidente da ANPR também lembrou da disponibilidade integral de Haroldo da Nóbrega de acolher e orientar membros do MPF neófitos na instituição. "É bom que saibamos o quanto as sextas-feiras foram pródigas em ampliar laços de amizade, em fortalecer essas instituições, em fazer crescer e ensinar a quem vinha depois, o que é ser, não apenas membro do MPF, mas o que é ser humano, o que é ser, na real expressão da palavra, gente querida, amada, com qualidades, com erros, que todos cometemos, mas que as qualidades sobrepõem, sem dúvida", lembrou o presidente da ANPR.

Em sua fala, o subprocurador repassou sua trajetória no MPF, enalteceu colegas de instituição e fez um apelo para que a instituição siga a sua missão de realizar a democracia plena no Brasil."Enquanto houver uma pessoa sem teto, sem emprego, sem saúde, a democracia não terá sido realizada. A democracia é um caminho", afirmou.

* Com informações do Ministério Público Federal

Fotos: Antonio Augusto/Secom/MPF

logo-anpr