Notícias

Última semana será de homenagens, mais debates e Prêmio República

A última semana do XXXVII Encontro Nacional dos Procuradores da República (37º ENPR), de 9 a 12 de novembro, terá debates, reuniões restritas a membros do Ministério Público Federal (MPF) e com os aposentados, início de homenagens a Pedro Jorge, evento de lançamento da X Edição do Prêmio República e encerramento. As agendas externas serão transmitidas pela TV ANPR, no Youtube. Os eventos fechados serão feitos pelo Zoom.

Na terça-feira (9), às 11h, o ENPR terá a conferência “Da pandemia à utopia”, que será ministrada pelo sociólogo e professor da Universidade de Coimbra, Boaventura de Sousa Santos. O diretor da ANPR, Julio José Araujo Júnior, será o anfitrião.

Na quarta-feira (10), às 15h, haverá o debate “MPF ontem e hoje, com o lançamento das homenagens a Pedro Jorge”. O evento dá início às homenagens ao procurador assassinado em 1982. Ele contará com a presença de Melina Castro Montóya Flores, presidente da Fundação Pedro Jorge; Roberta Viegas e Marisa Viegas, filhas de Pedro Jorge; André Estima, procurador da República em Serra Talhada (PE); Dalva Almeida, subprocuradora-geral da República aposentada e autora do livro “O Escândalo da Mandioca”; e José Orenstein, cofundador da Trovão Mídia, realizadora do podcast em homenagem a Pedro Jorge, a ser lançado nos próximos meses.

No mesmo dia, às 19h, o tema do encontro transmitido ao vivo pela TV ANPR será “O MPF e a relação com a imprensa”. O presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta, conversará com a diretora do El País Brasil, Carla Jiménez; com a jornalista de OGlobo, GloboNews e CBN, Míriam Leitão; e com o colunista do UOL, Rubens Valente.

A programação de quinta-feira (11), tem início às 15h, com a reunião dos aposentados com a diretoria da ANPR. O presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta, e o diretor de Aposentados, Oswaldo Barbosa Silva, debaterão os principais temas relacionados aos procuradores e procuradoras aposentados. Na ocasião, será sorteada uma adega entre os participantes que estiverem presentes.

Para fechar o dia, às 19h, será a vez do lançamento da X Edição do Prêmio República, com o anúncio de mudanças no regulamento e nas categorias, e do vídeo que celebra as atuações dos Procuradores e Procuradoras da República na premiação. A diretora cultural da ANPR, Bruna Menezes Gomes da Silva, apresentará as principais novidades desta edição e na sequência será lançado um vídeo com retrospectiva das dez edições do prêmio.

Na sexta-feira (12), último dia do ENPR, a tarde começará com plenária, às 15h, com a participação de toda a diretoria da ANPR. O evento será transmitido pelo Zoom. Na ocasião, será sorteado um aparelho Alexa para quem entrar na sala e estiver participando na hora do sorteio. Ao término da plenária, haverá o encerramento do ENPR, com a divulgação da carta do encontro.

logo-anpr