Notícias

ANPR presta homenagem a Sandra Cureau em sessão do CSMPF

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) prestou homenagem à subprocuradora-geral da República aposentada Sandra Cureau, na manhã desta sexta-feira (26), durante sessão solene do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF). O presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta, entregou uma placa em agradecimento aos serviços prestados ao MPF e à carreira em 45 anos de atividade. A reunião contou ainda com a presença de conselheiros do CSMPF, de membros do MPF e do ministro do Superior Tribunal de Justiça Herman Benjamin.

Referência em direito ambiental, eleitoral e patrimônio cultural, Sandra Cureau tomou posse no MPF em 1976. Em 45 anos de trajetória, foi a primeira diretora da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e passou pelos principais cargos da instituição. Integrou a 4ª e a 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF. Foi conselheira do CSMPF de 1998 a 2013; vice-procuradora-geral da República, tendo exercido a função de PGR por diversos momentos; e vice-procuradora-geral eleitoral. Também ajudou a fundar e integrou a Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil e o Instituto o Direito por um Planeta Verde. Escreveu e organizou de diversos livros de Direito Ambiental e de Direito do Patrimônio Cultural.

Além da ANPR, Cazetta também falou em nome da Abrampa e do Instituto de Direito por um Planeta Verde, entidades que tiveram protagonismo de Sandra Cureau. "Essa é uma homenagem viva, a quem lutou e fez valer a ideia de ministerio publico em todos os temas em que lidou e continuará a fazê-lo em uma nova fase, um novo front. Deixo o reconhecimento de todos os associados da ANPR, Abrampa e Planeta Verde o reconhecimento por sua obra e todo o exemplo que nos traz", elogiou Cazetta.

Em seu discurso, Sandra agradeceu as homenagens e repassou passagens importantes de sua trajetória na instituição, com especial enfoque para a implementação da ESMPU, e atuações nas áreas ambiental e eleitoral. "Aos colegas que ficam, desejo força e coragem para enfrentarem os desafios dessa bela carreira. O procurador da República atua, diuturnamente, na busca da justiça, da paz social, da igualdade, da proteção dos direitos humanos, da presevação do meio ambiente e da restauração do nosso rico e abandonado patrimônio cultural", pontuou. "Não posso dizer que saio dessa institução que me acolheu há tantos anos e a qual tanto devo. Porque sempre serei membro do Ministério Público Federal", finalizou.

Crédito da foto: Leonardo Prado/MPF

 

logo-anpr