Notícias

O quarto episódio do podcast “Morto pela causa” já está disponível

Está disponível a partir de hoje, quinta-feira (9), o quarto episódio do podcast sobre o procurador da República Pedro Jorge de Melo e Silva, nas principais plataformas de streaming. A produção “Morto pela causa” é uma iniciativa da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e da Fundação Pedro Jorge, com produção da Trovão Mídia.

O tema deste episódio é o julgamento dos acusados pela morte do procurador, as repercussões sociais do homicídio e as condenações do processo. O episódio tem início com o discurso do advogado Gilberto Marques, assistente de acusação no processo. “O crime bárbaro e traiçoeiro, a agressão à Justiça, a Pernambuco, à sociedade, ao Brasil não admitia um minuto sequer de dúvida”, afirmou em seu discurso. O andamento do processo foi muito criticado pela demora, tendo seu início somente um ano e sete meses da morte do procurador. Ao todo, foram indiciadas sete pessoas, dentre elas o ex-Major da Polícia Militar José Ferreira dos Anjos.

O julgamento foi transmitido ao vivo pela TV e rádio para todo o país. Uma multidão acompanhava presencialmente o processo, no salão do Tribunal de Justícia de Pernambuco e também nas ruas em frente ao prédio. Após complicações que atrasaram o andamento dos trabalhos, os réus seriam finalmente julgados em 7 de outubro de 1983.  Após cinco longos dias, o julgamento chegou ao fim com a decisão do juri, um resultado de cinco votos a favor à condenação dos réus e um contrário. 

O podcast “Morto pela causa” tem narração jornalistica de Tonico Ferreira, responsável por cobrir o crime contra Pedro Jorge pela TV Globo, à época. O roteiro é de Raíssa Ebrahim e a edição, mixagem e música tema de Victor Oliveira. A produção também contou com a colaboração do Ministério Público Federal na 5ª Região, que disponibilizou trechos do documentário “Pedro Jorge: uma vida pela Justiça”. Ao longo de seis episódios narrativos, a série conta o trabalho de Pedro Jorge perante o Escândalo da Mandioca, as circunstâncias do seu assassinato e o impacto do crime para o Ministério Publico Federal(MPF). Foram entrevistados diversos protagonistas da época, familiares e pessoas próximas ao procurador.

Homenagens
O podcast é o início de uma série de homenagens que serão prestadas ao procurador, em lembrança pelos 40 anos de sua morte. Além da série, estão previstas a inauguração de uma estátua de Pedro Jorge, em frente à Procuradoria da República em Pernambuco, uma coletânea de artigos, entre outras.“Nosso objetivo é levar ao conhecimento do público a história de um personagem que simboliza, para o Ministério Público Federal, a dedicação à causa de servir à sociedade, ao interesse público, além do compromisso com um país democrático e justo”, diz o presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta.

Confira o podcast “Morto pela Causa”
Acesse
https://pod.link/1595967187 e escolha a sua plataforma de streaming favorita.

logo-anpr