Notícias

Vencedores Prêmio República: a história do povo Waimiri-Atroari

Vencedores Prêmio República: história do povo Waimiri-Atroari

Em comemoração à décima edição do Prêmio República, a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) publica série de reportagens com iniciativas de destaque dos participantes das edições anteriores. Nesta sexta-feira (28), a entidade relembra a ação civil pública apresentada pelo MPF para pedir a reparação pelo genocídio cometido contra o povo indígena Waimiri-Atroari durante a ditadura militar. Durante a construção da BR-174, que liga Manaus a Boa Vista, estima-se que mais de dois mil indígenas foram mortos por conta do avanço das obras.

Nas redes sociais, a ANPR divulgou vídeo em que o procurador da República Julio José Araujo Junior explica que o processo colonial de “pacificação”, que já gerava danos às comunidades, sofreu resistência indígena, o que acarretou processos de extermínio contra os Kinja, como os Waimiri-Atroari se autodenominam. “A pressa na construção da rodovia levou a ditadura a passar literalmente por cima do povo indígena”, comentou o procurador. 

No vídeo, também temos o relato de membros do povo Waimiri-Atroari e alguns relatos de testemunhas da violência sofrida pelos indígenas. 

Confira o vídeo completo no Instagram. 

logo-anpr