Notícias

ANPR participa de debate sobre equidade de gênero no Sistema de Justiça

ANPR participa de debate sobre equidade de gênero no Sistema de Justiça

A diretora jurídica da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Luciana Loureiro Oliveira, representou a entidade no evento Mulheres na Justiça - novos rumos da Resolução CNJ n. 255, que ocorre até esta sexta-feira (18), realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e transmitido pelo canal do órgão no YouTube.

A diretora integrou o painel “Mulheres no Sistema de Justiça: Boas Práticas”, relembrou a importância da discussão e destacou aspectos específicos com relação à instituição que integra.

"É preciso reconhecer que a equidade de gênero é um valor relevante a ser incorporado pelas instituições do sistema de justiça, pelos benefícios sociais que encerra. No MPF, é necessário também reconhecer que existe um patriarcalismo institucional, diagnosticar as dificuldades das procuradoras, desfazer as resistências, chamando todos, inclusive, os homens, a um letramento de gênero. Além disso, fomentar o debate pela igualdade de oportunidades dentro da instituição e estimular, nas colegas mulheres, experiências de liderança", destacou a diretora.

Houve ainda os painéis Ampliação da Participação Feminina do Poder Judiciário - Caminhos Possíveis; Gênero, Democracia e Parlamento, Legitimidade e Pluralidade nos Tribunais. Nesta sexta-feira (18) estão previstas oficinas com diversas abordagens em torno da temática.

Também participaram do evento a presidente do Conselho e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, e outros conselheiros do CNJ; a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a ministra Maria Thereza de Assis Moura; o corregedor nacional de Justiça, o ministro Luis Felipe Salomão; apesquisadora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Karina Denari; e representantes de outras entidades e associações como Conamp, ANPT, Anamatra, Ajufe, AMB, OAB e AGU.

 

Bandeira da ANPR
A presença da associação no evento reforça o engajamento da entidade no assunto, visto como uma das pautas prioritárias.

Há pouco mais de um ano, a ANPR criou a Comissão ANPR Mulheres, formada por procuradoras da República. O grupo promove ações afirmativas voltadas a uma maior participação feminina no Ministério Público Federal (MPF) e ao tratamento igualitário junto à instituição.

Em agosto, durante a edição 2022 do ANPR Mulheres, houve discussões entre membros do Ministério Público, instituições ligadas ao sistema de Justiça e sociedade civil sobre a realidade ainda marcada por desigualdades e os desafios pela paridade.

Ao final, os participantes aprovaram a Carta Brasília, na qual reafirmam a luta incansável para impedir retrocessos e viabilizar a implementação de políticas públicas que efetivamente superem os obstáculos à promoção da igualdade de gênero no MPF.

 

Assista aqui:

 

logo-anpr