Notícias

MPF restitui à Funai fotos de população indígena isolada registrada por Sebastião Salgado

MPF restitui à Funai fotos de população indígena isolada registrada por Sebastião Salgado

Às vésperas do Dia dos Povos Indígenas (19), o Ministério Público Federal devolveu à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) 15 fotografias de autoria do fotógrafo Sebastião Salgado. Produzidas em 2017, as fotos dos indígenas Korubo, recém-saídos do isolamento, estavam sob a guarda do MPF desde janeiro de 2021. As imagens mostram o dia a dia da população, que vive no Vale do Javari, extremo oeste do Amazonas.

O autor das fotos, Sebastião Salgado, falou sobre a importância do acervo fotográfico. “Essas fotografias pertencem ao Brasil. O Bioma Amazônia ocupa quase metade do território nacional e abriga os povos indígenas, que representam a nossa pré-história”, ressaltou. O fotógrafo também apontou a relevância de, atualmente, a presidente da Funai ser uma mulher indígena. “Estamos vivendo um momento histórico. O movimento indígena brasileiro ganhou força, é coordenado e tem capacidade de ação”, salientou Sebastião Salgado.

Ao falar sobre a devolução das fotos, a presidente da Funai, Joenia Wapichana, agradeceu ao MPF e destacou que o retorno do acervo à instituição é ainda mais relevante e simbólico neste mês de abril. “As fotos que estão aqui hoje são de muito valor para os povos indígenas. Essa obra de arte representa a nossa história, a nossa vida, e nos faz lembrar que os povos indígenas não estão apenas no passado, estão no presente também. Estamos presentes”, registrou Joenia Wapichana.

logo-anpr