Mulheres, Direito e Protagonismo Cultural

As procuradoras da República Lívia Tinoco, Nathália Mariel, Sandra Akemi Shimada Kishi e a subprocuradora-geral da República aposentada Sandra Cureau integram a obra “Mulheres, Direito e Protagonismo Cultural”, lançada pela editora Almedina.

As procuradoras fazem parte de um grupo de 50 autoras – artistas, criadoras, humoristas, museólogas, defensoras de direitos e liberdades culturais e das memórias coletivas, que se propuseram a escrever artigos acerca da participação de mulheres nos direitos culturais, tanto do ponto de vista da produção, como do reconhecimento do protagonismo feminino.

Sob a perspectiva de gênero e enfoque na pluralidade, diversidade e interseccionalidade, o protagonismo cultural feminino é o mote principal da coletânea também coordenada, exclusivamente, por mulheres.

A obra divide-se em quatro partes. São 25 capítulos e três entrevistas, que invocam a importância da atuação feminina na proteção, difusão e valorização dos direitos e patrimônios culturais.

Trata-se de um convite ao leitor a compreender a urgência de firmar um compromisso para enfrentar os desafios na efetivação de um dos direitos mais básicos das mulheres: o de ser, viver e fazer cultura.

 

"Mulheres, Direito e Protagonismo Cultural"

Editora: Almedina

Páginas: 670

Compre aqui

logo-anpr