Notícias

MPF forma lista sêxtupla para vaga no STJ

MPF forma lista sêxtupla para vaga no STJ

Nesta quinta-feira (7), foi realizada, pelo Colégio de Procuradores da República, eleição para formação da lista sêxtupla destinada à composição do Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Os seis mais votados foram: 

De acordo com a Constituição, um terço das vagas do STJ são preenchidas, alternativamente, por integrantes do Ministério Público e da advocacia - a vaga anterior foi ocupada pela ministra Daniela Teixeira, oriunda da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A ANPR tem atuado para assegurar a indicação de um membro do Ministério Público Federal, uma vez que, com a aposentadoria da ministra Laurita Vaz, em outubro do ano passado, a Corte restará sem nenhum(a) ministro(a) oriundo(a) do MPF, caso seja nomeado, para a vaga aberta, um membro egresso do Ministério Público Estadual. 

"Não é razoável que um Tribunal nacional como o STJ, que é composto por 1/3 de membros da justiça estudal e 1/3 de membros da justiça federal, não tenha em sua composição um integrante do Ministério Público Federal como um de seus membros. Se isso ocorrer, será a primeira vez desde a Constituição de 1988. O que, certamente, afeta o equilíbrio federativo. Então, é essencial que nós tenhamos o reconhecimento da importância da indicação de um membro do MPF para ocupar esta vaga", destaca o presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta.

A lista será submetida ao Plenário do STJ, que irá escolher três nomes, formando, assim, a lista tríplice, que será encaminhada ao Executivo para escolha do nome pelo presidente da República.

logo-anpr